terça-feira, 4 de novembro de 2008

Afluência histórica em dia histórico

Os candidatos democrata e republicano à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama e John McCain, assim como os seus vice-presidentes, Joe Biden e Sarah Palin, já votaram nos respectivos estados numa eleição histórica, para a qual o senador do Illinois partiu com vantagem nas sondagens, podendo tornar-se o primeiro Presidente afro-americano do país. As filas nos vários estados são cada vez mais longas mas, até agora, não foram registados problemas significativos. Hoje esperam-se cerca de 130 milhões de eleitores, o número mais elevado desde 1960.
Obama votou em Chicago, no Illinois, e McCain em Phoenix, no Arizona, num dia em que são esperados recordes na afluência às urnas, especialmente tendo em conta que cerca de 29 milhões de pessoas votaram antecipadamente. Hoje esperam-se qualquer coisa como 130 milhões de eleitores, o número mais elevado desde 1960, de acordo com Justin Webb, da BBC. Os candidatos à vice-presidência votaram também nos seus estados – Palin no Alasca e Joe Biden em Delaware.
Ao início do dia, Obama conseguiu 15 dos 21 votos em Dixville Notch, New Hampshire, onde foi cortada a fita para o grande dia das eleições logo à meia-noite, como vem sendo tradição. Esta foi, contudo, a primeira vez que esta localidade escolheu um democrata para presidente, desde 1968. Barack venceu ainda em Hart's Location, outra pequena localidade de New Hampshire que é das primeiras a abrir. Por tradição, estas duas localidades são sempre as primeiras a abrir e a fechar no dia das eleições.
George W. Bush venceu nestas duas localidades na sua eleição e reeleição, respectivamente em 2000 e 2004. A última vez que Dixville Nox disse não a um republicano foi na eleição de Nixon, que acabou por ganhar. Em 2004 George Bush ganhou a maioria dos votos, 19 em 21. O mesmo tinha acontecido em 2000. Por isso a localidade, apesar de ser um microcosmos, é vista como simbólica do resultado final e tem uma grande atenção mediática. O estado do New Hampshire apenas elege 4 votos no colégio eleitoral.
A última sondagem publicada pela Reuters/C-SPAN/Zogby indica que Obama tem uma vantagem de 11 pontos para McCain, conseguindo cativar 54 por cento do eleitorado, contra os 43 por cento republicanos. Mas há outras sondagens que dão ao senador do Illinois uma vantagem ainda mais positiva: 13 pontos. No entanto, nada disto é certo, pois há também muitos inquiridos indecisos e que podem mudar o curso da história.
Fonte: Público

1 comentário:

Jornal Visão disse...

é uma honra para nós negros sua vitória,sua personalidade , posturae determinação, Deus que te abençoe eaos seus.Abços.