terça-feira, 4 de novembro de 2008

Deixem-me acreditar...

Naif. Chamem-me Naif. Ingénuo. Simplista. Romântico. Intelectual. Chamem-me essas coisas todas apenas porque ainda acredito. Como escreve hoje o João Miguel Tavares no DN, porque tenho esperança. É esse o meu conforto.

Lembro-me do dia em que ouvi Obama discursar na Convenção Democrata, há quatro anos, quando os azuis escolheram Kerry para defrontar Bush. Fixei-lhe o rosto e guardei a novidade: “Não há a América “x” e a América “y”. Mais tarde acrescentou: “Não sei dividir o mundo entre bons e maus. Mas sei o que custa a injustiça de não poder ir até onde achamos que podemos ir”.

Não vou assumir que antecipei o fenómeno, mas compreendi-lhe a energia. Chamemos-lhe diferença. No fundo é isso, não é? Seguiram-se as primárias. E aí o mundo começou por ser Hillary. Portugal era Hillary. As pessoas com quem falava não acreditavam em Obama. Falavam da superficialidade da retórica. Tudo porque ninguém quer ficar do lado do derrotado, do eterno “se”. Hillary era certeza. Obama devaneio. E foi assim até à “Super Terça-feira”.

Passaram onze meses. Parece que foi ontem. Naif. Voltem a chamar-me isso e muito mais, apenas porque ainda tenho espaço para acreditar no fim do maniqueísmo. Dessa coisa tão conservadora de ver o mundo a preto e branco. Foi isso que aprendi ao logo desta caminhada. Sim. Que o D.Sebastianismo é apenas uma chaga lusitana. Não acredito que Obama seja a solução para todos os problemas do universo. Nem que tenha alma imaculada. Mas faz-me acreditar. Deixem-me, pelo menos por mais esta noite, continuar a acreditar...

2 comentários:

Astor disse...

Não acredito que Obama seja a solução para todos os problemas do universo. Nem que tenha alma imaculada. Mas faz-me acreditar. Deixem-me, pelo menos por mais esta noite, continuar a acreditar...

É isto mesmo.
Acreditar nesta noite.. e acreditar no amanhã!

Mary Mary disse...

Heyyyyy... Eu acreditava nele ora! Qual Hillary! Sou mulher mas não sou estúpida e desde a Monica Lewisnky que sabia que esta seria a jogada da senhora! Ela devia achar que as pessoas são burras...

Vamos sonhar meus queridos. Vamos acreditar! É hoje é hoje! O mundo não será um conto de fadas! Mas será diferente!

YES WE CAN!!!!!