quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O Q.B bastou!

Barack Obama entrou no debate de ontem com uma certeza: o empate bastava. Da forma como esta campanha tem corrido, especialmente nas últimas duas semanas, só uma grande prestação de McCain e um descalabro do senador pelo Illinois forçaria a alteração da dinâmica. Isso não aconteceu. Obama esteve forte quando se falou da crise económica, explicou as virtudes de um novo modelo para a saúde e desmistificou os preconceitos republicanos em relação à política externa. Por isso, não é abusivo se assumirmos que "ganhou"...

É importante sublinhar também que o modelo de debate, em que os candidatos tinham a oportunidade de se movimentarem no palco, favoreceu Barack. A empatia com o público e com as câmaras foi evidente. Mas a verdade é só uma: o debate de ontem roçou o populismo sul-americano e não acrescentou nada ao que tem sido dito ao longo desta corrida presidencial. No fim, Barack tem motivos para estar satisfeito. Passou mais um debate. Passou mais uma noite. Dia 4 de Novembro está mais próximo e, salvo uma surpresa de Outubro, Obama parece ter o jogo controlado. Assim esperamos!

Ps- Ao longo do dia vou tentar resgatar qual o sentimento nos EUA face ao debate de ontem.

1 comentário:

xana disse...

Pelo que li em vários sites americanos, Obama ganhou este debate.

O modelo não favoreceu McCain que tem uma imagem muito pobre relativamente ao alto e elegante Obama.

As mulheres derretem-se com o candidato democrata! O home tem muito sex-appeal...

Fora isso, Obama esteve mesmo mais forte no debate. Foi conciso e construtivo e não caiu nos mesmos erros do primeiro debate.
Já McCain insistiu em passar um atestado de estupidez ao seu adversário... não resulta.