Cerca de 3,6 milhões de eleitores já votaram para a eleição do próximo presidente norte-americano. Segundo os últimos números divulgados, e contrariando a tradição, desta vez são os democratas que estão a correr às urnas para deixarem o seu voto antecipadamente.
Pode parecer estranho para quem não conhece o sistema eleitoral norte-americano. Mas em 34 estados e um distrito, o de Columbia, os eleitores podem votar mesmo antes do dia das eleições, desta feita marcado para dia 4 de Novembro. Assim tem sido. Um estudo da Universidade George Mason, citado pela Reuters, mostra que, contrariamente ao que diz a tradição, os democratas têm feito questão de deixar o seu voto antecipadamente na Carolina do Norte, Florida Geórgia e Iowa. Por exemplo, na Carolina do Norte, a vantagem dos democratas é quase de 2 para 1, enquanto no Iowa metade dos votantes afirmam-se democratas.
Outro facto a salientar destes primeiros números diz respeito à votação na Geórgia, onde os eleitores não estão registados por partido. Nesse caso, as atenções estão a recair sobre os 36% de negros que já votaram, quando em 2004 esse valor não ultrapassou os 22%
Recorde-se que tanto em 2000 como em 2004 o voto antecipado foi uma da armas de George W. Bush, garantido a corrida antecipada às urnas por parte dos republicanos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário