sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Virgínia pode voltar a votar democrata 44 anos depois

Rejeitaram Al Gore e Bill Clinton, mesmo sendo de Estados irmãos do sul. Desde 1964 que os habitantes da Virgínia não deixam que os seus 13 delegados ao colégio eleitoral votem num candidato democrata. Ainda assim, as sondagens desta vez dizem que Barack Obama está a um passo de vencer neste Estado que poderá ser decisivo.

O último candidato democrata a vencer no antigo “Estado do carvão” foi Lyndon Johnson, em 1964. Antes disso, só em 1948 há registo de outra vitória azul. Mas a história reescreve-se, dizem os historiadores. 0 Estado trocou o carvão pela alta tecnologia. E a avaliar pelas últimas sondagens, Barack Obama está a um passo de vencer na Virgínia o que, tendo em conta a contabilidade do colégio eleitoral, o dispensaria de ganhar na Florida e no Ohio. Bastar-lhe-ia, nesse caso, garantir o Novo México, ou Colorado, por exemplo.

De acordo com as sondagens divulgadas durante esta semana, a vantagem de Obama na Virgínia oscila entre um e seis pontos percentuais. Recorde-se que este foi o primeiro Estado que o candidato democrata visitou depois de vencer as eleições.

Sem comentários: