Nas dezasseis sondagens que hoje foram publicadas nos Estados Unidos, tanto a nível nacional como estadual, todas dão vitória a Barack Obama. É o azul – cor dos democratas que predomina em todos os estudos. A confirmarem-se estes resultados, o afro-americano terá uma das maiores vitórias de sempre do partido democrata.
“O que parece estar em causa já não é a vitória de Barack Obama, mas a dimensão da sua vitória”, explicou ao Negócios Nuno Gouveia, blogger que tem acompanhado as eleições norte-americanos no âmbito da sua dissertação de mestrado.
Se a vantagem do candidato democrata nas sondagens nacionais parece ter estabilizado entre os 6 a 10 pontos, mais decisivas parecem ser as diferenças que Obama tem conseguido cimentar em Estados decisivos. São os caso, por exemplo, da Florida, Ohio, Pensylvania, Indiana, Wisconsin, Minnesota ou Michigan.
No que diz respeito à Florida, estado talismã para o republicanos, a sondagem da Universidade da Quinnipiac dá 5 pontos de avanço ao candidato democrata. Uma diferença que duplica no caso do Ohio e de Indiana e que quase triplica quando em causa está a Pensilvânia. No que diz respeito ao Wisconsin, Minnesota e Michigan, a história parece contada, com a vantagem de Obama a chegar aos 22 pontos no caso do Wisconsin.
Cito in Negócios.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário